domingo, 15 de fevereiro de 2009

Os melhores da Marvel em 2008


Surfista Prateado - Réquiem (Panini) - O Surfista Prateado está prestes a morrer e vem à Terra em busca de uma ajuda que não virá. Diante do fim inevitável, o ex-arauto de Galactus percorre nosso planeta antes de encontrar seu fim. Pelas palavras acima, tinha tudo para ser mais uma HQ fajuta de morte de super-heróis, mas J. Michael Straczynski construiu uma trama emocionante, bonita até - especialmente na participação do Homem-Aranha. E sua missão foi ajudada pelos competentes desenhos de Esad Ribic. Uma leitura bastante agradável, desde que se tenha em mente que morte de super-herói sempre é reversível ou acontece "fora da cronologia".


Justiceiro - Bem-vindo de volta, Frank (Panini) - Frank Castle vinha sofrendo nas mãos de roteiristas pífios até que Garth Ennis assumiu suas histórias e deu um novo ânimo à sua carreira de combate, ou melhor, de extermínio ao crime. E como os desenhos ficaram sob a batuta de Steve Dillon, velho parceiro de Ennis em Preacher, o resultado não poderia ser outro: sangue jorrando pelas páginas e o Justiceiro de volta ao que faz melhor. Ninguém quer histórias "cabeça" dele; o leitor quer é vmatriarca Mama Gnucci.ê-lo fazendo justiça com as próprias mãos. Azar da família de mafiosos chefiada pela matriarca Mama Gnucci.

Biblioteca Histórica Marvel - O Surfista Prateado # 1 (Panini) - As primeiras histórias do ex-arauto de Galactus não são novidade nem mesmo em compilação, já que a Mythos já as havia publicado em Surfista Prateado - Edição Histórica. Mas desta vez elas ganharam um acabamento luxuoso, digno do tom clássico que as HQs Stan Lee e John Buscema inspiram. Mas cabe um puxão de orelhas na Panini, pois comparando o álbum com o volume da Mythos é fácil notar que foi utilizado o mesmo texto - até as notas editoriais são iguais.


Biblioteca Histórica - Capitão América # 1 (Panini) - Para os fãs veteranos, é quase impossível ler este belo álbum sem cantarolar mentalmente "Quando o Capitão América lança o seu escudo...", o tema de seu desenho (des)animado dos anos 1960. E, apesar de as histórias serem datadas, é um grande barato acompanhar o Sentinela da Liberdade (tão castigado na minissérie recente Guerra Civil) sendo resgatado pelos Vingadores após passar duas décadas em animação suspensa dentro do gelo. A adaptação de Steve Rogers aos dias atuais é inesquecível, bem como o combate contra os Hibernantes. Cortesia de Stan Lee (texto) e Jack Kirby (arte).


Surpreendentes X-Men # 1 (Panini) - Joss Whedon, criador das séries de TV Buffy, a Caça-Vampiros e Angel, fez os entusiastas de X-Men lembrarem que os personagens ainda podem histórias marcantes. O roteiro fisga tanto fãs veteranos quanto leitores novos de maneira simples, com muita pancadaria, humor, clichês bem trabalhados e momentos emocionantes, como o reencontro de Colossus e Kitty Pride. E com a arte fantástica de John Cassaday. Não é um clássico, mas para quem acompanha os títulos "X" mensalmente, Surpreendentes X-Men, é um alívio e tanto .


Os Novos Vingadores (Panini) - Eis uma revista que manteve um mix equilibrado durante o ano. A volta de Thor, pelas mãos do escritor J. Michael Straczynski, foi o grande destaque em 2008. Além disso, o título que nomeia a publicação passou por bons momentos, sempre criados pelo competente, porém verborrágico, Brian Bendis. E houve o Capitão América de Ed Brubaker, que, gostem ou não os fãs mais radicais, é bem escrito. E foi na edição # 49 de Os Novos Vingadores que os leitores brasileiros puderam conferir a morte do Sentinela da Liberdade, que foi notícia em todo o mundo, inclusive em veículos de imprensa que raramente divulgar quadrinhos.

Marvel Action (Panini) - Se Marvel Action fosse um time de futebol, o Demolidor, escrito por Ed Brubaker e desenhado por Michael Lark e Stefano Gaudiano, com certeza seria o craque. Continua dando gosto ler a série. Assim como já foi na "temporada" passada. Entretanto, em 2008 teve outro bom jogador para "compor o meio de campo": o Justiceiro, de Matt Fraction (texto) e Ariel Olivetti (arte), apesar daquela patacoada de Frank Castle com uniforme em homenagem ao Capitão América. Juntos, esses dois materiais levaram a equipe nas costas e até abriram espaço para Pantera Negra e Cavaleiro da Lua marcarem alguns "golzinhos" durante o ano.




Nenhum comentário: