sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Crítica de STAR WARS - THE CLONE WARS


Crítica feita por : Dave Filone ( para o site Portal Cinema )

As décadas de 70 e 80 foram pautadas pelo sucesso arrebatador da saga “Star Wars”, durante anos milhares de fãs da saga cultivaram um enorme culto aos três filmes que contaram a fantástica história de uma Galáxia distante. Em 1999, George Lucas apresentou “The Phantom Menace”, o primeiro de três filmes criados para relatar os acontecimentos anteriores aos retratados na saga original, esta decisão de Lucas enfureceu os fãs de “Star Wars” que atacaram ferozmente a atitude capitalista do cineasta, contudo as prequelas acabaram por apresentar uma boa qualidade ao nível do enredo e imagem que lhes permitiu alcançar um sucesso moderado. Agora chega-nos “Star WarsThe Clone Wars”, um filme de animação que recupera a história da mítica saga, no entanto fá-lo de uma forma assustadoramente pobre e fraca que faz novamente sobressair os desejos capitalistas de Lucas e dos restantes responsáveis pela saga, ao mesmo tempo que denigre o legado de “Star Wars”.
Cronologicamente, a acção de “The Clone Wars” decorre entre os Episódios II (2002) e III (2005) e relata a Guerra dos Clones que devastou a Galáxia e que terminou com a extinção da República e o nascimento do glorioso Império. O filme transporta-nos para um cenário de devastação e guerra entre os maléficos Separatistas, com os seus enormes exércitos de andróides, e a República, auxiliada pelos seus exércitos de Clones e pelos Cavaleiros Jedi. O futuro da República e do Universo está nas mãos do jovem Anakin Skywalker, que juntamente com os Mestres Yoda e Obi-Wan Kenobi, vai tentar impedir que o Lado Negro triunfe sobre o bem.
O aspecto visual do filme acaba por ser o seu pior defeito, a animação computorizada do filme fica a léguas da qualidade apresentada pelos estúdios peritos neste campo, como a Pixar ou a Dreamworks, nem os trabalhos iniciais destes estúdios apresentavam uma qualidade tão má como a que nos apresenta “The Clone Wars”. A animação do filme faz-nos lembrar os efeitos visuais e tecnológicos de um mau videojogo dirigido a crianças ou pré-adolescentes, algo que contrasta com a maturidade e seriedade visual apresentada pela saga original.
O argumento também não ajuda a compensar a enorme falha do campo visual, este não consegue contextualizar devidamente a história acabando por oferecer ao público um enredo confuso e algo afastado da realidade “Star Wars”, contudo esta lacuna pode ser desculpada quando nos apercebemos que 70% do filme é ocupado por cenas de batalha, o que deixa pouca margem de manobra para diálogos ou explicações alongada.
Essas cenas de batalha que preenchem a maior parte do tempo do filme não passam de um fraco espectáculo visual repleto de batalhas laser de cores aguerridas e algumas explosões pobremente executadas, à medida que o filme se desenvolve estas cenas de acção ficam cada vez mais aborrecidas e deslocadas. Quanto ao elenco que empresta as suas vozes às personagens animadas do filme não tenho nada a dizer, cumprem a sua função e nada mais.
"Star Wars -The Clone Wars" é sem dúvida o pior produto da mítica saga criada por George Lucas na década de 70, o cineasta ocupou apenas o cargo de produtor nesta nova aventura no entanto, não deixa de ser o grande responsável por trazer de volta uma saga que já merecia um descanso definitivo e dar-lhe um filme de pobre qualidade que não faz jus ao seu passado.
É de relembrar que este filme funciona como lançamento para uma série animada baseada na história "Star Wars" que deverá estrear em Outubro nos EUA no canal Cartoon Network. A série contará com mais de 100 episódios baseados na Guerra dos Clones e será produzida pela LucasFilms Animation. Contudo isto não chega para explicar a fraca qualidade de uma obra com o nome "Star Wars" nem tão pouco chega para explicar como é que conseguiu chegar aos cinemas.

Nenhum comentário: