domingo, 30 de maio de 2010

Novidades que chegaram ao Brasil

Semanas atrás, foram lançadas duas estréias bastantes aguardadas no mundo dos Quadrinhos. Um, é o álbum The Boys – O Nome do Jogo ( Editora Devir ) e o outro é Scott Pilgrim Contra o Mundo ( Quadrinhos na Cia. ). O segundo, com certeza é muito aguardado, já tem até contrato com Hollywood para adaptação, já, já falo sobre isso. Voltando ao assunto, embora o The Boys não seja tão conhecido, vale a pena depositar uma confiança, ainda mais que a crítica o elogiou tanto. O roteiro dele é de Garth Ennis e Darick Robertson desenha. Eles são bem conhecidos pelos leitores dos selos Max ( Quadrinhos da Marvel para adultos ) e Vertigo ( idem, mas da Dc ), e até já trabalharam juntos, na aclamada Fury, em 2001, eleita pela Entertaiment Weekly como uma das melhores HQ’s do ano! Separados, também fazem sucesso, por extraordinárias ( e famosas por conterem litros de sangue ) séries, como Preacher e Justiceiro ( Ennis ) e Transmetropolitan ( Robertson ). Em The Boys, a dupla de artistas bota pra quebrar, joga bonito, com elegância e aspereza, contando uma história supercriativa, de um grupo de agentes secretos que têm a “missão”, de por os super-heróis na linha, ou até mesmo de apagá-los, metendo bala quando preciso. Mas não são os super-heróis que conhecemos não, na verdade, são genéricos, que eles usam para dar “indiretas” para os que conhecemos. Brilhante, não? A HQ em si é uma verdadeira crítica! Na história, o leitor é apresentado ao universo de Ennis, a partir do membro mais recente, Hughie Mijão, cujo “visu”, foi baseado no ator Simon Pegg ( de Todo Mundo Quase Morto... Conhece? Eu também não. ), que é o autor do prefácio do álbum. No enredo, Ennis é impiedoso, e extravasa todo seu ódio pelo povo que usa cueca sob as calças. Em The Boys. “super-herói” é sinônimo de assassino, cretino, estuprador, molestador, viciado em drogas. Pesado, não? Você não perde por esperar. O negócio piora. Na história deste álbum – que reúne os números de 1 a 6 -, o “super” Patriota ( um genérico do Superman , mas dá pra ver que é uma crítica ao Clark Kent ), é um canalha, que dá boas-vindas à nova integrante de sua equipe ( alguém aí pensou em “Liga da Justiça”? ) obrigando-a a praticar relação ( se é que me entende... ) oral ( horrível, não? Menores, não leiam este álbum! ).

Além do Simon Pegg – ops, -, quer dizer, Mijão, estão os infames O Francês, Leite Materno, A Fêmea e o líder do grupo, Billy Carniceiro, que são poucos explorados neste álbum, para te dar um gostinho de quero mais, idéia do Ennis, narrador de primeira linha, que desenvolve suas HQ’s com a inteligência de autores britânicos – apesa de ser irlandês -; vale a pena acompanhar.

Já Scott Pilgrim Contra o Mundo ( do canadense Bryan Lee O’Maley ) é o primeiro de 3 albúms que serão lançados, ambos com o mesmo personagem. É uma das HQ’s mais badaladas da cultura pop nos EUA neste momento, com uma linguagem múltipla, que mistura HQ’s independentes dos anos 90, mangás, cinema, videogames e rock.

Scott Pilgrim, é um jovem de 23 anos (pois é, a arte de O’Maley deixa a desejar, uma vez que se a personagem tivesse 8 anos, seria mais cabível a seu corpo, uma vez que os desenhos são fracos, e parecem ser uma tentativa de misturar mangá com cartoon, deixando uma coisa meio esquisita para um tipo de Quadrinho mais adulto. ), que toca baixo na banda Sex Bomb-Omb, divide o quarto com um colega gay, conhece uma menina chamada Ramona Flowers, que circula pela cidade de patins. Apaixonado, ele terá que lutar contra a Liga dos Sete Ex-Namorados do Mal se Ramona, na tentativa de conquistar a menina. Para enfrentar, ele terá de largar seus videogames ( e seu amado Tony Hawnk ) e treinar, para derrotar a “Liga do Mal”. Louco, não? Porém, foi sucesso de vendas e críticas nos EUA, e está prestes a chegar às telonas em uma aguardada adaptação dirigida por Edgard Wright ( do já citado Todo mUndo Quase Morto – hã? ), com Michael Cera ( de Superbad e Juno ), como Scott. O filme estréia dia 13 de agosto nas poltronas dos Estados Unidos. Infelizmente, ainda não há data para estréia aqui no Brasil.

Nenhum comentário: